segunda-feira, 26 de julho de 2010

Macaé . . . sua história!!!


Macaé pertence à Região Norte Fluminense, que também abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. O município tem uma área total de 1.216 quilômetros quadrados, correspondentes a 12,5% da área da Região Norte Fluminense. O município está dividido em seis distritos - Sede, Cachoeiros de Macaé, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.
Mas seu potencial turístico e cultural, perdeu espaço para a grande corrida ao ouro negro: Petróleo. Ao longo dos anos, a dade foi invadida por turistas empresarias, que aqui, trabalham e seu lazer é constituído em suas cidades de origem. Gera assim um impacto negativo para o município que durante a semana se vê sob pressão de numeros espacias de pessoas e ao fim de semana, está vazia.
Sem um planejamento que atendesse toda essa demanda de pessoas vindo para a cidade em tão pouco tempo, Ma´caé começou a favelização ao redor da cidade. Sendo pobres, ficando a margem da cidade tão rica. E a cultura de um modo geral se perdeu, junto com a história da cidade.

"O crescimento da indústria do petróleo provocou o aumento
populacional, com a chegada de gente de todo o país e do mundo para trabalhar em Macaé. A população triplicou – são 194.313 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE, estimativa feita com base no Fundo de Participação dos unicípios
(FPM). Dez por cento da população é de estrangeiros. A Bacia de Campos – onde se localiza Macaé – é responsável por 80% da produção de petróleo e 47% da produção de gás natural do país."
(site: Prefeitura Municipal de Macaé)
Dados quantitativos:

Royalties e participações especiais recebidos em 2009 até 20/08 (referente a junho):
R$ 178.118.105,32
População: 194.313 estimativa IBGE em 1º de julho de 2009
Território: 1.216 km2PIB per capita: R$ 120.602

Nenhum comentário:

Postar um comentário