quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra em Macaé




Apesar de novembro ser considerado o mês da Consciência Negra, as relações raciais e o respeito à diversidade nas salas de aula das escolas de Macaé vem sendo abordadas durante todo o ano, desde o ensino fundamental até o ensino superior.

Desde 2009, a Secretaria de Educação ampliou as discussões e os projetos pedagógicos que privilegiem a igualdade racial. Com a aprovação da Lei número 10.639, é obrigatório o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira em todas as escolas do Ensino Fundamental e Médio. O município ainda contribui para ampliar a promoção do tema com a criação da "Semana da Consciência Negra", um projeto da então Vereadora e hoje vice-prefeita Marilena Garcia.

Uma rede de ensino igualitária e sem discriminação racial. Essa é a meta do Programa de Cultura da África, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Macaé, através da subsecretaria de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente. No ano passado nove escolas foram visitadas e receberam a equipe do projeto, e este ano outras doze. Comandado por dois professores pós graduados em estudos Culturais e Históricos da Diáspora Africana, são promovidas palestras e apresentações culturais sobre o tema.

Grande iniciativa que irá gerar grandes resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário