quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Redes Sociais – A era da interação digital


No dia 14 de fevereiro é comemorado o “Dia da amizade”, até aí tudo bem, mas o fato é que ao mencionar a palavra: amizade um campo semântico gigantesco é aberto e a primeira coisa em que pensamos é: REDES SOCIAIS.

As cartas e os relatos em diários diários foram substituídos por e mails, scraps, blogs e twittes. Estamos na era digital, da velocidade de pensamento e ações. No início do século XXI a humanidade ganhou ares de modernidade e ocupou um novo espaço para compartilhar idéias e informações. E tudo isso é feito em questões de segundos independente do local em que a pessoa esteja, basta que aja um sinal e esse sinal não é divino. Se as pessoas no passado eram meras espectadoras do que acontecia ao redor do mundo, hoje são protagonistas e podem talhar seu papel de autor ou produtor no espaço virtual, exibindo por vezes, puro narcisismo. Não há barreiras que impeçam qualquer um de galgar seu espaço na mídia e quem sabe até ficar “famoso” com vídeos e a sua propagação avassaladora, tudo isso através de um click, ou um toque no teclado do seu celular.

Estamos na era da ‘partilha’ digital, das novas tecnologias e da adaptação cada vez mais rápida à vida quotidiana. Para termos uma ideia clara, são cerca de 625 milhões os utilizadores activos da Internet, em todo o mundo, segundo o mais recente estudo da Universal McCann. Só no Brasil já são contabilizados mais de 2,9 milhões de utilizadores ativos. Quando mencionamos redes sociais, a primeira imagem que nos vem à memória são as chamadas redes de social network, com uma componente social e pessoal. Temos como exemplos o orkut, o hi5, o Facebook e o MySpace, que permitem compartilhar: imagens, informações pessoais, pontos de vista, gostos e eventos, criando relações de “amizade” agrupadas através de interesses comuns, na maior parte das atendo-se apenas a esfera virtual.

No que tange a importância das redes sociais, existem prós e contras como em tudo na vida. Por um lado, são uma “janela aberta para o mundo”) promovendo a informação global e acesso ao conhecimento do que nos rodeia. Em contrapartida, podem levar à exclusão social e à anulação do contacto face-to-face, uma das principais críticas lançada às redes na Internet. Porém, ao nível de comunicação, com a revolução dos “anônimos”, através do acesso à informações em tempo real, o valor destas redes é incalculável. Hoje qualquer um de nós pode relatar um acontecimento para o mundo e ter o poder de exercer o papel de jornalista na sociedade, podendo alterar por completo a face de uma informação, que antes era vista sob uma única perspectiva e hoje é questionada pela visão de MUITOS. Quem acha que orkut, twitter, facebook e etc servem apenas para postar bobagens está esganado, hoje elas são ferramentas poderosas nas mãos de quem sabe usá-las.

Portanto, querendo ou não fazer parte do progresso, já estamos interligados a algo maior. É imprescindível acompanhar a os avanços da modernidade e a adesão e exploração das redes sociais em todos os aspectos. Socializar faz parte desse processo evolutivo. Seja consciente disso.

Por Ébony Mattos (@ebonymattos)

Coordenadora Pedagógica e de Comunicação CUFA Macaé

Um comentário:

  1. COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
    O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte e Salvador-BA. Para participar basta mandar um artigo: poema, um conto, matérias (esporte, arte, sociedade, curiosidades, artesanato, artes plásticas, artes cênicas, biografias, etc.) em Times Roman 12. Pode mandar também artigos que abordem: cinema, teatro, esporte, moda, saúde, comportamento, curiosidades, folclore, turismo, biografias, sinopses de livros, dicasde sites, institutos culturais, entre outros.
    Mande em anexo uma foto pessoal para que seja publicada juntamente com a sua matéria.. Mande também (se desejar) uma imagem correspondente ao assunto abordado. Caso o artigo não seja de sua autoria, favor informar a fonte.
    PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor)
    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile
    machadocultural@gmail.com
    (35) 8833-9255

    ResponderExcluir